quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Mugabe - O aniversário do monstro

Diz a comunicação social britânica que o monstro ditador Robert Mugabe, no poder no Zimbabué há 28 anos, resolveu este ano comemorar o seu aniversério (faz 85 anos no próximo dia 21) de modo ainda mais estrondoso do que no ano pasado, quando tinha já gasto, pela mesma razão, mais de um milhão de dólares americanos (três mil milhões de dólares do Zimbabué, vejam lá…) Assim, entre muitas celebrações e eventos, consumir-se-ão 4000 porções de caviar, 8.000 lagostas, 3000 patos, 16000 ovos, 3000 bolos de chocolate e baunilha, 2.000 garrafas de champanhe francês e 8000 caixas de chocolates Ferrero Rocher. A lista, muito mais vasta, inclui ainda a módica quantia de 500 garrafas de whisky Johnny Walker Blue Label e Chivas de 22 anos, para bem digerir, claro…

Entretanto, grande parte da população morre de fome, a inflação supera os 231.000%, o PIB desceu mais de 30%, a esperança de vida anda nos 36/37 anos e a taxa de desemprego é de 94%. Um pão custa mais de cinco milhões de dólares locais.

É de mim ou é suposto que Mugabe seja revolucionário, de esquerda, socialista se não mesmo comunista e pelo menos marxista?
É de mim ou aquelas «alminhas» que quando se trata de terroristas árabes aparecem logo a defendê-los e a oferecer-lhes o país (não a casa deles…), ou a verberar Israel porque riposta aos mísseis disparados do outro lado, estão agora silenciosas? Alguém ouviu essa figura inenarrável do Freitas do Amaral dizer algum coisa? Miguel Portas insurgiu-se contra este facto? O clã Soares pronunciou-se? A pseudo-esquerdizóide comunicação social do costume disse algo? Nicles. No pasa nada.

(O Comité dos Direitos do Homem da ONU também irá ao banquete?)

Sem comentários:

Enviar um comentário