segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Felix Mendelssohn – 200 anos


Felix Mendelssohn nasceu em Hamburgo a 3 de fevereiro de 1809. Como muitos outros famosos compositores, iniciou a sua vida musical como menino prodígio. Toca piano e compõe desde tenra idade. A vida social movimentada dos seus pais possibilita-lhe ser conhecido e dá-lhe experiência. O seu avô era um filósofo judeu, mas o pai, banqueiro, abandona a fé judaica e converte-se ao Cristianismo, adoptando o nome de família, razão pela qual Felix aparece por vezes identificado como Mendelssohn-Bartholdy. Ainda jovem, Felix conhece e torna-se amigo de Goethe, já velho, mas que haveria de exercer influência sobre ele. Mendelssohn viaja pela Europa visitando uma série de países onde esboça fragmentos musicais que haveria de transformar em obras acabadas, muitas das quais ostentam nomes de países ou locais.
Esteve na Escócia, na Itália, na Alemanha e na Inglaterra, país que visitou várias vezes tornando-se um favorito da rainha Victoria. A sua oratória Elias foi executada pela primeira vez em 1846 no Festival de Birmingham.
Já com certa idade, teve vários cargos em Dusseldorf, Berlim e Leipzig, onde trabalhou em estreita colaboração com Robert Schumann. A sua saúde deteriorou-se rapidamente após saber da morte de sua irmã Fanny, morrendo ele poucos meses depois a 4 de novembro de 1847.
Mendelssohn viveu durante o início do período Romântico na esteira dos grandes compositores clássicos como Haydn, Mozart e Beethoven cuja música estudou. Uma influência particular foi a de Bach. Com 20 anos, Mendelssohn dirigiu a Paixão segundo S. Mateus de Bach naquela que foi a primeira audição depois da sua morte de e que fez reviver o interesse pelo compositor barroco . A música de Mendelssohn é clássica na forma e romântica na natureza. Assim como a do seu contemporâneo Schumann, a sua música é agradável e amplamente evocativa, sem as fortes paixões, opiniões ou turbolência interna de outros compositores. Entre as muitas obras em formas clássicas tradicionais as mais conhecidas são talvez os dois concertos para piano, o concerto para violino, as oratórias São Paulo e Elias e a suite Sonho de uma Noite de Verão que inclui a famosa marcha nupcial.

Sem comentários:

Enviar um comentário