sábado, 17 de janeiro de 2009

Popeye faz 80 anos



Faz hoje 80 anos (a mesma idade de Tintim) um dos marinheiros mais conhecidos do mundo – Popeye.
De facto, o marujo dos braços musculados e do inseparável cachimbo ao canto da boca nasceu em 17 de Janeiro de 1929, com esta tira (embora na versão a preto e branco, sendo esta algo posterior).

Esta tira tinha originalmente as personagens de Olive Oyl (Olívia Palito), a que viria a ser a «eterna namorada» de Popeye, Ham Gravy (primeiro namorado de Olívia), Cole e Nana Oyl (pais de Olívia) e Castor Oyl (irmão). As primeiras palavras de Popeye, em resposta à pergunta: "Você é um marinheiro?" foram "Nah! acho que eu sou um cowboy!"
O seu nome deriva de pop eye, olhos salientes, numa tradução adaptada. É uma criação de Elzie C. Segar e fica indelevelmente ligado aos espinafres, que consumia em lata para lhe darem força, à boa maneira da poção mágica do druida Panoramix.
Popeye tornou-se em breve o mais popular personagem da série, ganhando autonomia e vindo a ser um dos mais conhecidos heróis da BD de sempre.
Nos anos trinta, a Fleischer Brothers (que criou Betty Boop) apresenta-o como uma personagem de desenho animado em Popeye Popeye a Sailor Long que o tornou mundialmente conhecido e parte do imaginário norte-americano da pós-depressão.
O seu arqui-inimigo Brutus, protagonizava com ele a luta de David contra Golias, em que a inteligência vencia a força e o bem vencia o mal.
Depois de «deixar» os estúdios da Fleischer, Popeye passou sucessivamente pelos Famous Studios (1942 / 1957), King Features Syndicate TV (1959 / 1961), uma espécie de Meca do desenho animado da época e Hanna Barbera (1978 / 1988).
Houve também várias adaptações ao cinema da personagem, sendo talvez a mais conhecida de todas a de 1980 com Robin Williams.
Popeye é o autor de «grandes citações filosóficas» que ficaram na história do pensamento universal, como por exemplo: "I yam what I yam, and that's all what I yam!" e "That's all I can stands, cuz I can't stands n'more!"

Refira-se que por terem passado também 70 anos da morte do criador de Popeye, a sua obra na Europa caiu no domínio público.

Sem comentários:

Enviar um comentário