segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Zepelim de Chumbo

Sob a influência dos Yardbirds de Eric Clapton e Jimmy Page (começaram até por chamar-se The New Yardbirds, com Chris Deja no Baixo), os Led Zeppelin formaram-se, como banda, em setembro de 1968. Compunham o grupo Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocalista e harmónica). (O nome deve-se a um chiste de Keith Moon que vaticinou uma queda para o super-grupo tão desastrosa como a do Zepellin Hindemburgo).

O seu primeiro álbum, justamente intitulado Led Zeppelin sai em 12 de Janeiro de 1969. Mostra-nos combinações entre o blues e o rock, ora subtis ora quase dissonantes. Não esconde também algumas influências orientais com distorções da guitarra, tão ao gosto de Page.
Este trabalho (como outros que se seguirão) pode considerar-se uma pré-figuração do que se chamará pouco mais tarde de «heavy metal», embora haja também músicas mais soft e bastantes interpretações acústicas. (Page, como muitos outros artistas da época não gostava da expressão heavy metal e preferia, por exemplo, hard rock; os teóricos que se decidam…).
Embora nem todos os temas do álbum tenham ascendido à categoria de «clássicos», como «Good times, bad times», «Dazed and confused» e «Communication breakdown», por exemplo, acabam por ser todos marcantes. « Babe, I'm Gonna Leave You» é uma óptima balada acústica, «Your time is gonna come» tem uma abertura quase de catedral graças ao teclado de John Paul Jones e «I Can't Quit You Baby» é uma obra prima dos blues.
Este disco marcou o ano de 1969 e o rock a partir daí. Voltaremos a este grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário