segunda-feira, 11 de maio de 2009

NÁO À TURQUIA NA EUROPA

A Turquia tem, desde o séc. XII/XIII uma cultura oposta à europeia. Com excepção de uma pequena minoria urbana mais esclarecida, a quase totalidade da população turca é inimiga dos valores e das aspirações europeias.
Se queremos um membro que culturalmente não tem nada que o ligue à Europa, antes pelo contrário, então precisamos da Turquia.
Se queremos uma auto-estrada para a droga, uma porta de entrada para o terrorismo e um refúgio para os terroristas, então precisamos da Turquia.
Se não me engano a Turquia passaria a ser o país mais populoso da EU. Imaginem ao que isso corresponderia em termos de equilíbrio de poderes e estabilidade.
Portugal sairia fortemente prejudicado porque com as mudanças do «Tratado de Lisboa» circunscrevendo muitísimo o direito de veto, os países pequenos e médios sairão ainda mais subjugados.
E se entra a Turquia, porque não Israel, que até já participa no concurso da Eurovisão e em alguns campeonatos europeus, como é o caso do de basquetebol? Ou porque não Marrocos ou a Argélia, que estão do lado de lá do Mediterrâneo e têm ligações à cultura europeia?
A Turquia nem sequer fica na Europa (com excepção do pequeno pedaço de Istambul). Se a Turquia entrasse, a Europa passaria a ter fronteira com países como o Iraque, o Irão, a Síria e a Arménia. Queremos estes «vizinhos»? (livra!!!)
Se a Turquia entrasse, herdaríamos no território europeu o problema do Curdistão.
Cavaco fala no assunto para fazer um frete aos americanos, os únicos verdadeiramente interessados na entrada da Turquia na EU.
Por tudo isto (e por muitas outras razões), ao contrário do que diz Cavaco, não precisamos da Turquia na Europa para nada.

2 comentários:

  1. Ridículo sua postagem pois está tratando a Turquia como um País que não merece qualquer consideração pela União Européia...sua visão é egoísta!
    Tá se sentindo como se vivesse num País de primeiro Mundo!Hellooo

    ResponderEliminar
  2. Ridículo sua postagem [2].

    Além de preconceituosa quer que um país se feche na cultura mundial? E o direito de ser livre? Que tipo de aristrocrata é você? Qualquer nação tem o livre direito de ter suas raízes, culturas e civilização.

    ResponderEliminar